Noticias | Geral
Precisa de ajuda? Contacte-nos!
+351 912 511 631
+351 916 172 113

O acordo comercial Reino Unido-UE

31 janeiro, 2021 Geral

Bem, chegamos em 2021 - foi uma grande jornada, mas aqui estamos. Gostaria de começar desejando a todos os meus leitores e clientes um Ano Novo muito feliz e próspero. E à medida que a temperatura cai, que raios de sol podemos ver no próximo ano que podem nos dar alegria até que chegue o tempo mais quente?

Que tal o acordo comercial recentemente acordado entre a UE e o Reino Unido - certamente deve haver algumas boas notícias entre aquelas 1.246 páginas? Não posso fingir que li todos eles, mas aqui está uma olhada em algumas das principais coisas abordadas e o que elas significam para nós.

 

O fim do movimento livre

A livre circulação entre o Reino Unido e a UE já não existe. Isso, é claro, não significa que não poderemos viajar entre territórios, apenas significa que haverá certas restrições. Você precisará de pelo menos seis meses restantes em seu passaporte para uma coisa, então é melhor fazer as renovações de seu passaporte em tempo hábil se você estiver planejando alguma coisa este ano (se o COVID permitir).

Se você pretende ficar mais de 90 dias em qualquer período de 180 dias, agora você precisará obter um visto - os detalhes podem variar entre os estados membros da UE, por isso é melhor verificar individualmente. Da mesma forma, o direito automático de viver e trabalhar na UE para os cidadãos do Reino Unido não existe mais, nem dos cidadãos da UE que desejam se mudar para o Reino Unido. Mas, novamente, os vistos estão disponíveis (por uma taxa!) E o Reino Unido ainda vai querer atrair trabalhadores altamente qualificados do exterior para vir e preencher suas lacunas. Se o Reino Unido ainda terá o mesmo fascínio para os europeus, ainda não se sabe.

 

Comércio

Nos termos do acordo, foi acordado que não haverá impostos sobre os bens comercializados entre o Reino Unido e a UE, nem haverá um limite para a quantidade de bens comercializados. Esta é uma ótima notícia, claro, e deve dissipar os temores de que os preços nas lojas possam subir após o Brexit. No entanto, estamos vendo problemas iniciais, pois o aumento da papelada e a confusão geral nos portos levam a maiores atrasos para os caminhoneiros que trazem mercadorias de e para o Reino Unido. Esperançosamente, isso deve suavizar com o tempo.

 

Serviços

Agora é mais difícil para os serviços baseados em um país operar além das fronteiras e obter acesso aos mercados na Europa. Sobre serviços financeiros; onde anteriormente um consultor baseado no Reino Unido pode ter tido acesso a clientes na UE através de um conceito conhecido como passaporte, esse não será mais o caso. Isso torna o aconselhamento financeiro de alguém em seu país de residência ainda mais importante.

Se você tem pensões ou investimentos baseados em libras esterlinas no Reino Unido, e não tem certeza de qual é a melhor maneira de proceder com eles - agora pode ser um bom momento para pedir o conselho de um consultor baseado na UE. Como alternativa, você pode ter perdido o acesso aos serviços bancários se não tiver um endereço no Reino Unido. Qualquer pessoa que pretenda transferir parte ou a totalidade de seu patrimônio como resultado disso, provavelmente deve consultar os produtos financeiros em seu país de residência. Isso o ajudará a minimizar sua exposição a impostos.

 

Cuidados de saúde

Se você possui um Cartão Europeu de Seguro de Saúde (EHIC), ele permanecerá válido até a data de expiração. O governo do Reino Unido diz que isso será substituído em devido tempo por um novo Cartão Global de Seguro de Saúde (GHIC); Isso será válido em países da UE, mas não na Noruega, Islândia, Liechtenstein ou Suíça. É interessante notar, no entanto, que o Reino Unido ainda aconselha os viajantes a fazerem um seguro de viagem com cobertura de saúde.

 

Erasmus

Infelizmente, o Reino Unido (com exceção da Irlanda do Norte) não participará mais do programa europeu Erasmus de longa data, que permite que os alunos da UE estudem em outros países europeus. O Reino Unido está propondo iniciar um esquema semelhante em setembro de 2021, que abrangerá países de todo o mundo e receberá o nome do matemático Alan Turing.

O negócio envolve muito mais do que os pontos mencionados acima, é claro, e escolhi a dedo aqueles que considero mais importantes para as pessoas que vivem entre o Reino Unido e a Europa. Os visitantes do Reino Unido continuarão a vir para as nossas costas douradas, tenho a certeza, e podem ter a certeza de que Portugal os receberá como velhos amigos.

A Blacktower Financial Management tem prestado consultoria especializada e localizada em gestão de fortunas em Portugal nos últimos 20 anos. Podemos ajudar com aconselhamento especializado e independente sobre como proteger seu futuro financeiro. Entre em contato conosco pelo telefone +351 289 355 685 ou envie um e-mail para info@blacktowerfm.com.

 

COPYRIGHT: https://www.theportugalnews.com/

GALERIA