Portugal: a arte de viver e envelhecer graciosamente
Aqui está o que faz Portugal ser um dos melhores paises do mundo para se reformar...
Portugal ficou em 4º lugar no "The World's Best Places to Retire in 2022" no International Living's Global Retirement Index 2022.
Money.co.uk também classificou Portugal como o 2º país mais saudável para se viver. Com a cidade de Lisboa a ocupar o 3º lugar entre as 20 cidades mais saudáveis do mundo e a cidade do Porto em 13º lugar. "Os nossos especialistas em hipotecas classificam a boa comida, a personalidade dos portugueses e as boas ligações nos transportes públicos como sendo ótimos... O nosso relatório é baseado na esperança média de vida, no custo de vida, poluição do ar, taxas de obesidade, sensação de segurança e a quantidade de dias de sol".
Em 2021, Portugal foi amplamente divulgado como um dos lugares mais saudáveis e limpos para se viver. Enquanto a geração baby boom ou "boomers" (pessoas nascidas aproximadamente entre 1946 e 1964) são menos exigentes com a sua comida do que os millennials, que adoram a ascensão da tigela de poké, super alimentos de açaí em tudo e outras tendências inconstantes que atingiram Portugal, a geração mais velha (e mais sábia) há muito que entende que Portugal oferece muito mais do que apenas produtos frescos, os melhores frutos do mar e a vida saudável.
Certamente a comida, mas também a família e a natureza sempre foram importantes para os portugueses. Muito à frente da tendência pós-Covíd, eles valorizam a vida autêntica e simples, e a natureza que os rodeiam. Infraestruturas, um sistema de saúde acessível e a excelente educação superior ajudam a tornar a vida ainda mais fácil. A segurança, a estabilidade e a paz são coisas que o país preza e o próprio povo português é tranquilo, atencioso e respeitam os estrangeiros.
Na semana passada, a US News & World Report classificou Comporta, em Portugal, como o melhor lugar para se reformar no exterior. Os americanos, juntamente com os britânicos, estiveram entre os estrangeiros que mais compraram casas em Portugal entre 2020 e 2021. Induzida pela pandemia, e uma fuga da política interna ou para uma tributação mais favorável, a popularidade de Portugal disparou e testemunhou uma nova onda de milhares de americanos, tendo Portugal ganho o nome de "Califórnia da Europa" sem os altos preços da habitação (pelo menos, por enquanto).
A imobiliária JLL Portugal publicou o seu relatório de 2021 destacando o mercado de idosos como um dos principais mercados imobiliários alternativos mostrando crescente atratividade à medida que Portugal entra na Premiere League do portfólio europeu, com cerca de 100.000 unidades existentes e uma escassez esperada de 17.000 até 2025, dada a crescente popularidade do país em todo o continente europeu em parte devido a incentivos fiscais.
No entanto, os reformados dos EUA podem ter mais poder aquisitivo do que a maioria. De acordo com um artigo do New York Times, os boomers superaram a "Geração Silenciosa" em riqueza imobiliária em 2001, e ainda não cederam essa posição, possuindo um total de 44% da riqueza imobiliária nos EUA, de acordo com estatísticas do "Federal Reserve".
Os cidadãos reformados dos EUA não são estranhos à qualidade do ar em Portugal e se reformariam, ou passariam temporadas, ao largo da costa de Portugal, nomeadamente em Lisboa, em volta dos condomínios de Parede com vista para o Oceano Atlântico.
Carros desportivos antigos que uma vez correram pela fantástica estrada costeira de Lisboa a Cascais, onde a realeza passava férias e espiões se reuniam no auge da Guerra Fria, faziam parte da atração. Os reformados portugueses e estrangeiros que escolhem esta parte específica do mundo para realocação certamente sabem como viver.
Tracey Martin, da EQTY CAPITAL confirma que "Além da combinação óbvia de estilo de vida, cultura, história e segurança, Portugal possui um sistema de saúde de classe mundial, um clima moderado e paisagens espetaculares e natureza. Todos esses fatores fazem de Portugal uma escolha óbvia para a vida e reforma."
Direitos d'autor: The Portugal News, em Invest